Como fazer o desmame noturno e abrir mão desses momentos tão únicos com o bebê?
Pois é, muitas mamães sentem uma grande dificuldade de fazer o desmame não apenas pela transição em si, mas também pelo apego ao momento.
De fato, amamentar é um momento que envolve muita entrega, muito amor e cumplicidade entre mamãe e bebê.
Mas no meio desse processo, existe uma grande necessidade em comum para ambos: a necessidade de noites mais bem dormidas.
Ambos precisam descansar melhor.
O sono é fundamental para as crianças e para todos do lar.
Sendo assim, chegou um momento desafiador mas que vai gerar frutos que vão recompensar o esforço. É chegada a hora de ajudar seu bebê a dormir melhor durante o período da noite.
Lembrando, sempre, que a amamentação é indicada pelo tempo que mãe e bebê julgarem necessário. Aqui vamos falar do desmame noturno.
Porém, se você notar que após os 3 ou 4 meses a criança já está desenvolvendo um descanso mais extenso, pode ser o momento de começar a dar os primeiros passos.
Qual a idade correta para o desmame noturno?
Não existe uma “receita de bolo” que vai funcionar para 100% das crianças, afinal, cada uma possui suas próprias características.
Mas sempre vale a tentativa a partir dos 4 meses.
Isso porque nem sempre a criança está exatamente com fome mas, sim, acostumada com essa alimentação durante a madrugada.
O cérebro tem uma alta capacidade de seguir hábitos e mamar a madrugada toda é um hábito que ela adquiriu nos primeiros meses de vida.
Aliás, gravei um aulão extremamente completo que fala sobre a importância de desenvolver bons hábitos.
Nele, eu explico como os bons hábitos vão impactar positivamente a rotina do lar e de toda a família.
Quer ter acesso ao aulão “Desenvolvimento dos hábitos”? Então é clicar e garantir dias ainda melhores para a família!
Retornando ao sono: é importante que o bebê comece a dormir de forma mais profunda e por mais tempo, até pelo desenvolvimento do mesmo.
Uma fase que pode ser decisiva para essa conquista, é quando o bebê já possui alguns outros alimentos em sua dieta, além do leite materno.
Na dúvida, você sempre pode pedir a opinião do pediatra do bebê, que vai observar com um olhar mais clínico se é o momento correto.
Quanto tempo o bebê leva para se adaptar ao desmame?
Novamente: é difícil definir – com exatidão – quanto tempo será necessário, após aprender como fazer o desmame noturno.
A verdade é que como todo ser humano, cada bebê possui suas particularidades, seus anseios, suas inseguranças.
Essas são características que vão fazer a diferença no desmame noturno, mas é importante ter consciência que esse é um passo importante no desenvolvimento do seu filho.
Digo isso, pois – a princípio – é natural que aconteça um desgaste por ambas as partes. Mudanças na rotina são sempre um momento de maior turbulência.
Portanto, muito amor e muita paciência serão necessários na transição.
Nos primeiros dias, como é de se imaginar, a criança pode ficar um pouco mais agitada e não aceitar tão facilmente as novas regras.
Você pode acarinhá-la no próprio berço, cantar uma música de ninar com a voz suave ou, ainda, conversar um pouco para que ela possa perceber que você está por perto.
Mas, ainda que difícil, o ideal é não pegar no colo, afinal, esse será um grande gatilho para o desejo de mamar.
Comece a fazer isso com frequência, alternando os momentos em que ela acorda com uma técnica para acalmá-la no berço e também a amamentação, mas de forma mais espaçada.
Aos poucos, vá espaçando ainda mais o tempo entre uma amamentação e outra.
Quando menos esperar, seu bebê estará dormindo melhor durante a noite, sem a necessidade da amamentação noturna.
Como fazer o desmame noturno de forma prática?
Até agora, falei sobre a importância de aprender como fazer o desmame noturno para que a qualidade de sono de mãe e filho melhore.
O sono é um processo que prepara o organismo para o dia a dia, reequilibrando suas funções que vão das físicas às emocionais.
Certamente você já notou que o bebê chora bastante ou se estressa quando não dorme bem, não é verdade?
Essa é uma boa amostra da importância de noites bem dormidas.
Lembre-se de que esse é um processo cuidadoso e que deve ser feito com muita paciência e amor.
Se você simplesmente cortar a amamentação noturna, seu filho vai ficar inseguro e isso vai atrapalhar o desenvolvimento do hábito da noite bem dormida.
Porém, como fazer o desmame noturno é fundamental, siga esse passo a passo, todas as noites. Garanto que o resultado será muito positivo para todos!
- 01 – Atenção às fases
Desde que seu filho nasceu, aprendeu a mesma rotina. Ou seja, ele literalmente possui esse hábito de mamar diversas vezes durante a noite, a vida inteira dele.
Com isso em mente, fica mais fácil começar a abordar com carinho, afinal, ele vai passar por uma etapa de desenvolvimento.
A rotina e os hábitos estabelecidos geram segurança e, dessa forma, é natural que o bebê sinta-se um pouco inseguro à princípio.
Ele vai oferecer resistência à princípio e será desafiador para você encarar o choro, sendo que também vai estar com sono.
Dessa maneira, a orientação é que você evite o desmame noturno se, por acaso, o bebê está passando por outras transições e adaptações.
Se, por acaso, você está introduzindo alimentação sólida ou precisou voltar à rotina profissional, por exemplo, deixe o desmame para um próximo momento.
Cada etapa deverá ser respeitada a fim de reduzir o estresse do bebê.
Após esse período de transição, então, você começa a aplicar as técnicas para que as noites de sono sejam mais satisfatórias para todos.
- 02 – Como fazer o desmame noturno com a ajuda da rotina
Como acabei de mencionar, a rotina é fundamental no desenvolvimento saudável das crianças, desde o primeiro dia de vida.
Com ela bem estabelecida, dificilmente o bebê vai agir de forma mais impulsiva ou insegura.
Sendo assim, nada mais inteligente do que utilizar essa excelente adaptação que eles têm de forma natural.
Você sempre poderá escalar uma cadeia de gatilhos que vai funcionar como um percurso que leva o bebê até o sono.
E o que seria a cadeia de gatilhos?
Imagine um ritual diário, que você vai seguir corretamente a fim de que o bebê compreenda que aquele é o momento de aquietar e descansar.
Um exemplo:
Todos os dias, às 19 horas, você dá um banho agradável, em um ambiente calmo, em seu bebê.
Em seguida, você o seca, coloca a fralda, o pijama e reduz a iluminação do quarto. Em seguida, canta uma música e assim por diante…
Lembre-se de repetir a rotina estabelecida todos os dias!
Dessa maneira, o bebê vai se sentir confortável e seguro para dormir, pois sabe que, como nos outros dias, essa é só mais uma noite de sono.
- 03 – Bebê bem alimentado
Honestamente, cá entre nós: você consegue dormir quando está com fome? Pois é. Com os bebês não é diferente.
Como ele não pode assaltar a geladeira durante a madrugada como estamos acostumados (mas não deveríamos), você será a pessoa responsável por cuidar dessa parte.
Sempre que for introduzir as técnicas que ensinam como fazer o desmame noturno, você precisa ter certeza de que o bebê está bem alimentado.
Uma boa fase para tal, é quando a criança começa a ter outros alimentos introduzidos em sua dieta, visto que esses geram maior saciedade.
E, claro, durante o dia, amamentação da mesma forma. O leite materno não deve ser dispensado assim tão cedo.
Sendo assim, procure avaliar os horários de amamentação do seu bebê e alterne entre o leite e a alimentação sólida.
Se você prefere não oferecer alimentos sólidos durante o período da noite, não há problema algum em você amamentar antes do descanso do bebê.
Aliás, essa é uma excelente maneira de desenvolver aquela cadeia de gatilhos, lembra?
Dificilmente um bebê vai resistir não dormir após um banho relaxante e um leite da mamãe.
- 04 – Um passo de cada vez
Redução gradual é a regra utilizada quando se quer entender como fazer o desmame noturno, não tem jeito.
Se você, de uma hora para a outra, cortar a amamentação noturna, o bebê vai ter uma queda considerável na qualidade do seu descanso.
Isso porque ela vai se sentir insegura, com fome, insatisfeita, estressada, não vai dormir direito…
A rotina do desmame noturno vai acontecer de forma gradativa, respeitando o tempo da mãe e do bebê, principalmente.
Observe qual o tempo de pausa entre uma alimentação noturna e outra e comece, por exemplo, amamentando em um horário, pula o próximo e, no seguinte, amamenta.
Aos poucos, o bebê vai se adaptando a esses blocos de sono maiores e as coisas começam a seguir o rumo natural.
Com o tempo, pule dois horários de alimentação e, assim, sucessivamente.
- 05 – Adeus sucção
É cultural que comece a introduzir a chupeta, principalmente em fases de transição. E quanto a isso, cada maternagem é única.
Mas, do ponto de vista da praticidade para entender como fazer o desmame noturno, o ideal é que o bebê não precise da sucção para se acalmar.
Além de evitar o apego exagerado com o seio da mãe ou com a chupeta, o bebê vai ter uma “maturidade” maior na hora de dormir.
É muito importante que o bebê se acostume a dormir sozinho quando a amamentação não for uma opção. Até porque a sucção vira um hábito.
Você sabia que muitas crianças não sentem exatamente fome, mas desenvolveram a mania da sucção diversas vezes na madrugada?
Pois é. Então o momento exige que essa mania tenha um basta, afinal, somente assim seu filho vai conseguir dormir melhor durante a noite.
E nos momentos que eu precisar amamentar de madrugada?
Essa é uma dúvida bastante comum, afinal, o ideal é desassociar a sucção da hora do descanso. Mas calma! Também tem jeito para isso.
Como falei acima, é importante que o desmame noturno seja feito de maneira gradativa.
E agora estou dizendo para não deixar o bebê associar o movimento da sucção com o soninho.
Mas, antes que pareça algo muito complicado, já adianto que é possível seguir as duas regrinhas.
O fato é que você pode amamentar o bebê nos horários da madrugada, mas esforce-se para que o bebê não durma enquanto mama.
Isso porque o cérebro vai sempre entender que o descanso só vem com o seio da mãe.
Portanto, mantenha o bebê acordado até ele se sentir satisfeito para, então, fazê-lo dormir no berço ou no colo mesmo.
Esse condicionamento é a base de todo hábito que você quer que seu filho desenvolva.
É verdade que será um pouco mais cansativa essa parte, pois você terá que ficar atenta ao bebê enquanto o amamenta para que ele não durma.
Além disso, terá que mantê-lo acordado sem perder o tom suave na voz e no toque, afinal, não queremos despertar o bebê, correto?
Você vai notar que ela vai começar a ficar mais sonolenta e isso é sinal de que já está bem alimentada.
Nesse momento, o ideal é que já tire o bebê do seio e comece a seguir seu método para que ele possa dormir novamente.
Conclusão
De forma mais abrangente, essas são as dicas para que você entenda como fazer o desmame noturno de forma prática.
Entretanto, sempre considere as características únicas do seu bebê e sempre tire dúvidas com o pediatra.
Esse momento costuma ser bastante desafiador, sobretudo para as mamães já com as energias consumidas com todas as necessidades diárias do bebê e da casa.
Então lembre-se sempre da quantidade de benefícios que esse momento vai gerar para todo o lar.
Um bebê que dorme melhor, é mais feliz, consegue compreender melhor o mundo à sua volta e se adapta melhor aos processos.
Segure firme esse inícios do desmame e eu garanto que dias melhores virão. Bom desmame por aí!